Curso Para Concurso – Como Ser Aprovado?

Rate this post

Os concurseiros que estão em busca de uma posição estável no setor público costumam pegar pesado na preparação. E não é para menos, tendo em vista a concorrência gerada pelo número alto de candidatos a cada uma das vagas que surgem nos editais.

Algumas pessoas preferem simplesmente treinar respondendo questões de concurso público em diversas plataformas. Outras, preferem contar com uma orientação mais direcionada, normalmente oferecida por um curso para concurso especializado.

De qualquer maneira, é sempre importante ter em mente que a preparação para uma prova não se faz somente com decoreba e com respostas mecânicas em questões de provas passadas. Cada concurso é único e precisamos nos programar para que os nossos esforços físicos e intelectuais não sejam em vão.

Tendo isso em mente, hoje preparamos uma lista com 10 atitudes fundamentais para você ser aprovado em qualquer concurso público que prestar. Essas são estratégias vitais que farão toda a diferença, independentemente de você ser aluno de curso para concurso ou não.

Acompanhe com atenção!

1. Trace as suas metas

Antes mesmo de começar a pesquisar por cursos e questões de concurso público, é primordial que você estabeleça quais são as suas metas. É com base nelas que você vai construir toda a sua rotina de estudos.

Pergunte a si mesmo aonde você pretende chegar e quanto tempo vai disponibilizar para se preparar para esse objetivo. Por exemplo: “quero uma carreira no setor jurídico em 2 anos para ganhar 8 mil reais por mês”. Observe que foi determinado um prazo, um direcionamento do tipo de concurso que será prestado e o salário que você almeja para a vaga que vai disputar.

Se você tentar de tudo um pouco e sem um foco específico, possivelmente desviará as suas energias e um tempo precioso para coisas que não são o que realmente almeja. Pense nisso.

2. Conheça suas limitações

Sonhar alto é importantíssimo, mas sempre mantenha ao menos um dos pés no chão. Faça uma autoanálise das suas habilidades e competências. Também elenque quais são as suas limitações que precisam ser superadas.

Mesmo que você escolha o melhor curso para concurso do Brasil, se não conseguir aprender a aprender, será bem mais complicado de estudar. Cada pessoa é única e assimila o conhecimento de uma maneira diferente, saiba como é a sua.

3. Configure um planejamento

Uma vez decidido o tipo de concurso público que você quer e quais são as limitações a serem superadas, chega o momento de planejar como chegar lá. É imprescindível ler o edital, conhecer o conteúdo programático e esquematizar um plano de estudos.

Se a sua maior dificuldade, a título de exemplo, é interpretação ou gramática, já sabe que terá que priorizar questões de Português para concurso nessa estratégia. Enfim, determine prioridades e foque nelas.

Ah! Só não esqueça que você não é uma máquina. O trabalho de preparação é árduo, mas você precisa de momentos de lazer e descanso também. Eles podem ser inclusos no planejamento.

Curso Para Concurso

4. Pratique mapas mentais

A memória visual é uma importante aliada para a sua aprovação. Fazendo uso desse recurso, você consegue traçar mapas mentais para facilitar itens do seu planejamento.

Em um mapa mental para passar em concursos, sempre coloque uma ideia principal em evidência e, a partir dela, ramifique assuntos menores. Isso ajuda (e muito!) na memorização e na criatividade dos seus estudos.

5. Aprenda a elaborar resumos

A partir dos mapas mentais e suas ramificações, torna-se mais simples elaborar resumos. Estudos apontam que, na maioria dos casos, fazer resumos escritos dos conteúdos estudados colabora com a assimilação dos mesmos.

Ainda que você faça curso para concurso online com vídeo aulas, tenha um caderninho de anotações. Ao final de cada dia de estudos, coloque nele um resumo do que você realmente aprendeu.

6. Tenha uma rotina consolidada de estudos

Sem definir uma rotina de estudos, é bem provável que você acabe sendo relapso e dedique menos tempo que o necessário por dia. Se você estipular somente 1 hora por dia, aproveite-a ao máximo, deixando todas as outras distrações de lado para que esse momento seja produtivo de fato.

7. Faça exercícios

Praticar a resolução de questões de concurso público é uma das tarefas mais básicas de quem se prepara para uma prova tão concorrida como essa. E o que não faltam são plataformas que disponibilizam questões e simulados, inclusive com provas anteriores. Use e abuse delas.

No entanto, essa dica também pode ter duplo sentido. Não exercite somente a mente, mas também o corpo. Ao fazer atividades físicas, você libera substâncias benéficas e estimulantes no seu organismo que garantirão mais disposição para os estudos.

8. Identifique padrões nos exames anteriores

Como mencionado nos tópico anterior, resolver questões de provas anteriores é uma das formas de identificar padrões que os examinadores apresentam em determinados concursos. Saia na frente dos seus concorrentes e ganhe mais confiança em si mesmo adotando o hábito de realizar simulados.

9. Faça adaptações no seu espaço de estudos

Independentemente de você ter feito a inscrição em um curso para concurso online ou presencial, ter um espaço para estudos na sua casa contribui muito para que o seu preparo seja melhor.

Procure fazer adaptações no cantinho que achar mais conveniente, deixe o ambiente arejado, muito bem iluminado, confortável e sem distrações.

10. Invista somente em cursos preparatórios de qualidade

Se você for investir em um curso para concurso, tenha certeza de que ele é bom. Escolha o melhor dentro das possibilidades que o seu orçamento permite.

Lembre-se que a mensalidade não é somente uma despesa, mas sim um investimento no seu objetivo, que é a aprovação. Além do mais, com a popularização da internet, existem inúmeros cursos online preparatórios para concursos públicos que são de extrema qualidade.

Vídeo aulas e plataformas online costumam ser mais dinâmicas e fáceis de assimilar do que os livros e apostilas enormes. Fica a dica!

A minha sugestão é que você dê uma olhada no curso mais procurado pelos concurseiros atualmente: o Primon Concursos. A equipe é qualificada e certamente terá um pacote que se enquadra nas suas expectativas.

Até a próxima!

Related Posts
Leave a reply