Veja As 15 Capitais Selecionadas Para Realizar Prova Digital Enem 2020!

Rate this post
Os preparos para a próxima prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) já devem começar agora, ainda mais com as mudanças que ocorreram para este ano de 2020.

Os principais responsáveis por organizarem a inscrição enem 2020 é o Instituto de Estudos e Pesquisas (Inep) e o Ministério da Educação (MEC).

Os dois, trabalhando concomitantemente, garantem o bom funcionamento do processo, desde o seu edital até mesmo a realização da prova e seleção dos alunos.

A enem inscrição 2020 é extremamente importante e de grande utilidade para praticamente todos os estudantes que buscam, de alguma maneira, ingressar no Ensino Superior.

A melhor forma de fazer isso, é através dos vestibulares, como o próprio Enem, ou também a Fuvest, por exemplo.

A diferença entre o Enem e a Fuvest é que, no caso da inscrição enem 2020, você terá portas abertas para uma gama imensa de universidades por todo o país.

Prepare-se para o enem 2020 data, pois mudanças ocorrerão na forma da aplicação da prova, e há muitas outras mudanças que serão implementadas nos próximos anos.

Fique atento, não perca o prazo de inscrição, e estude muito para garantir a tão sonhada vaga no Ensino Superior, seja público ou privado.

Enem

As vagas através do enem 2020

Após cerca de 2 meses da realização da prova do enem 2020, o candidato poderá acessar o portal do Inep online e verificar a nota obtida na prova, separada por áreas de conhecimento.

A média destas que seria a nota real do estudante, pode ser utilizada para ingressar em diversas universidades através de diferentes programas do Governo Federal.

O principal alvo dos estudantes são as Universidades Federais. Isto porque elas são extremamente reconhecidas por suas altíssimas qualidades de ensino e infraestrutura.

Além disso, o mercado de trabalho tende a dar preferência para alunos formados por federais.

O problema aqui é que, por conta da ampla concorrência para estas universidades, a nota de corte, que seria a nota mínima necessária para ingressar na mesma, acaba sendo mais alta comparada com as outras faculdades.

Por isso, caso você pretenda realizar a inscrição enem 2020 para ingressar numa federal, deverá estudar o triplo para que seja obtida a tão sonhada aprovação.

Outro método que poderá ser utilizado pelo aluno para ingressar no Ensino Superior é o ProUni.

Este programa do governo propõe pagar, integralmente ou parcialmente, o valor da mensalidade numa universidade privada.

O funcionamento também é baseado na nota de corte, exigindo que o aluno atinja minimamente uma nota determinada para concorrer.

Este programa é apenas para candidatos de baixa renda, e é separado em dois níveis diferentes. O primeiro é o da bolsa integral, ou seja, 100% paga pelo governo.

Caso você não se encaixe nesse perfil, poderá concorrer a bolsa parcial, de 50%. Você poderá ingressar em excelentes faculdades, sem pagar absolutamente nada.

Por fim, temos o método do SISU, que funciona de forma bem parecida com o ProUni, pois o governo também paga a sua mensalidade.

O problema aqui é que este programa funciona mais como um financiamento, uma vez que o governo bancará os seus estudos e, após formado, você terá um prazo para pagar, em forma de mensalidades, a faculdade que acabou fazendo.

Enem 2020 data já disponível

Algumas enem 2020 data já estão disponíveis, e outras podemos supor quando ocorrerão.

Primeiramente, teremos aberto o período de isenção da taxa de inscrição, destinada aos candidatos de baixa renda.

É provável que esta etapa ocorra no mês de abril de 2020. Logo em seguida, um mês após, será aberto o período efetivo de inscrições.

Com relação a data das provas, já temos uma confirmação de quando essas ocorrerão exatamente.

Teremos a novidade das provas digitais, que ocorrerão do dia 11 ao dia 18 de outubro de 2020.

As provas tradicionais estão marcadas para 2 domingos distintos, assim como foi feito na última versão do enem.

Elas ocorrerão entre o dia 1 e 8 de novembro de 2020.

Por fim, teremos o período dos resultados, que será provavelmente em janeiro de 2021.

enem 2020

Enem 2020 e prova digital

Finalmente, vamos discutir sobre as provas digitais, item acrescido no enem 2020 data e que está causando certos boatos entre os estudantes que prestarão o vestibular.

A intenção do MEC é a de reduzir os custos destinados a impressão das provas.

Este projeto começará neste ano, e apenas 50 mil estudantes de 15 capitais de todo o país realizarão ela.

A ideia é que, até 2026, este número vá crescendo, até que todos os estudantes realizem a prova digital e ninguém mais precise da prova tradicional.

Confira a seguir as 15 capitais selecionadas para participar deste primeiro ano da prova digital do enem 2020:

  • Belém (PA);
  • Brasília (DF);
  • Cuiabá (MT);
  • Campo Grande (MS);
  • Belo Horizonte (MG);
  • Curitiba (PR);
  • Goiânia (GO);
  • Florianópolis (SC);
  • João Pessoa (PB);
  • Recife (PE);
  • Rio de Janeiro (RJ);
  • Salvador (BA);
  • Manaus (AM);
  • Porto Alegre (RS);
  • São Paulo (SP).

Para a aplicação desta prova, o Inep explicou que contratará uma empresa que será responsável por fornecer os computadores para a realização da prova digital, que será feita em locais específicos e determinados pelo órgão.

Portanto, o boato de que a prova seria realizada na comodidade de casa é totalmente falso.

prova digital enem 2020

As questões abordadas terão a mesma dificuldade da prova tradicional, e a única diferença será na forma de abordagem das mesmas.

Por ser feito num computador, será possível aproveitar alguns recursos tecnológicos, como por exemplo questões com vídeos, games e infográficos.

Essa mudança nas provas assustou muitos candidatos, porém, não precisa ficar tão preocupado.

Prepare-se para o enem 2020 data da mesma maneira, estudando intensamente, verificando as provas antigas e realizando suas questões, como também realizando mapas mentais e organizando bem as informações.

Por se tratar de uma prova que aborda tópicos discutidos durante todo o Ensino Médio, é necessário pelo menos um ano para que você se prepare bem e consiga obter uma boa nota, ingressando assim numa excelente universidade, seja ela pública ou privada.

Leave a reply