Veja As 15 Capitais Selecionadas Para Realizar Prova Digital Enem 2020!
Os principais responsáveis por organizarem a inscrição enem 2020 é o Instituto de Estudos e Pesquisas (Inep) e o Ministério da Educação (MEC).
Os dois, trabalhando concomitantemente, garantem o bom funcionamento do processo, desde o seu edital até mesmo a realização da prova e seleção dos alunos.
A enem inscrição 2020 é extremamente importante e de grande utilidade para praticamente todos os estudantes que buscam, de alguma maneira, ingressar no Ensino Superior.
A melhor forma de fazer isso, é através dos vestibulares, como o próprio Enem, ou também a Fuvest, por exemplo.
A diferença entre o Enem e a Fuvest é que, no caso da inscrição enem 2020, você terá portas abertas para uma gama imensa de universidades por todo o país.
Prepare-se para o enem 2020 data, pois mudanças ocorrerão na forma da aplicação da prova, e há muitas outras mudanças que serão implementadas nos próximos anos.
Fique atento, não perca o prazo de inscrição, e estude muito para garantir a tão sonhada vaga no Ensino Superior, seja público ou privado.
As vagas através do enem 2020
Após cerca de 2 meses da realização da prova do enem 2020, o candidato poderá acessar o portal do Inep online e verificar a nota obtida na prova, separada por áreas de conhecimento.
A média destas que seria a nota real do estudante, pode ser utilizada para ingressar em diversas universidades através de diferentes programas do Governo Federal.
O principal alvo dos estudantes são as Universidades Federais. Isto porque elas são extremamente reconhecidas por suas altíssimas qualidades de ensino e infraestrutura.
Além disso, o mercado de trabalho tende a dar preferência para alunos formados por federais.
O problema aqui é que, por conta da ampla concorrência para estas universidades, a nota de corte, que seria a nota mínima necessária para ingressar na mesma, acaba sendo mais alta comparada com as outras faculdades.
Por isso, caso você pretenda realizar a inscrição enem 2020 para ingressar numa federal, deverá estudar o triplo para que seja obtida a tão sonhada aprovação.
Outro método que poderá ser utilizado pelo aluno para ingressar no Ensino Superior é o ProUni.
Este programa do governo propõe pagar, integralmente ou parcialmente, o valor da mensalidade numa universidade privada.
O funcionamento também é baseado na nota de corte, exigindo que o aluno atinja minimamente uma nota determinada para concorrer.
Este programa é apenas para candidatos de baixa renda, e é separado em dois níveis diferentes. O primeiro é o da bolsa integral, ou seja, 100% paga pelo governo.
Caso você não se encaixe nesse perfil, poderá concorrer a bolsa parcial, de 50%. Você poderá ingressar em excelentes faculdades, sem pagar absolutamente nada.
Por fim, temos o método do SISU, que funciona de forma bem parecida com o ProUni, pois o governo também paga a sua mensalidade.
O problema aqui é que este programa funciona mais como um financiamento, uma vez que o governo bancará os seus estudos e, após formado, você terá um prazo para pagar, em forma de mensalidades, a faculdade que acabou fazendo.
Enem 2020 data já disponível
Algumas enem 2020 data já estão disponíveis, e outras podemos supor quando ocorrerão.
Primeiramente, teremos aberto o período de isenção da taxa de inscrição, destinada aos candidatos de baixa renda.
É provável que esta etapa ocorra no mês de abril de 2020. Logo em seguida, um mês após, será aberto o período efetivo de inscrições.
Com relação a data das provas, já temos uma confirmação de quando essas ocorrerão exatamente.
Teremos a novidade das provas digitais, que ocorrerão do dia 11 ao dia 18 de outubro de 2020.
As provas tradicionais estão marcadas para 2 domingos distintos, assim como foi feito na última versão do enem.
Elas ocorrerão entre o dia 1 e 8 de novembro de 2020.
Por fim, teremos o período dos resultados, que será provavelmente em janeiro de 2021.
Enem 2020 e prova digital
Finalmente, vamos discutir sobre as provas digitais, item acrescido no enem 2020 data e que está causando certos boatos entre os estudantes que prestarão o vestibular.
A intenção do MEC é a de reduzir os custos destinados a impressão das provas.
Este projeto começará neste ano, e apenas 50 mil estudantes de 15 capitais de todo o país realizarão ela.
A ideia é que, até 2026, este número vá crescendo, até que todos os estudantes realizem a prova digital e ninguém mais precise da prova tradicional.
Confira a seguir as 15 capitais selecionadas para participar deste primeiro ano da prova digital do enem 2020:
- Belém (PA);
- Brasília (DF);
- Cuiabá (MT);
- Campo Grande (MS);
- Belo Horizonte (MG);
- Curitiba (PR);
- Goiânia (GO);
- Florianópolis (SC);
- João Pessoa (PB);
- Recife (PE);
- Rio de Janeiro (RJ);
- Salvador (BA);
- Manaus (AM);
- Porto Alegre (RS);
- São Paulo (SP).
Para a aplicação desta prova, o Inep explicou que contratará uma empresa que será responsável por fornecer os computadores para a realização da prova digital, que será feita em locais específicos e determinados pelo órgão.
Portanto, o boato de que a prova seria realizada na comodidade de casa é totalmente falso.
As questões abordadas terão a mesma dificuldade da prova tradicional, e a única diferença será na forma de abordagem das mesmas.
Por ser feito num computador, será possível aproveitar alguns recursos tecnológicos, como por exemplo questões com vídeos, games e infográficos.
Essa mudança nas provas assustou muitos candidatos, porém, não precisa ficar tão preocupado.
Prepare-se para o enem 2020 data da mesma maneira, estudando intensamente, verificando as provas antigas e realizando suas questões, como também realizando mapas mentais e organizando bem as informações.
Por se tratar de uma prova que aborda tópicos discutidos durante todo o Ensino Médio, é necessário pelo menos um ano para que você se prepare bem e consiga obter uma boa nota, ingressando assim numa excelente universidade, seja ela pública ou privada.