Saiba Como Estudar Para Ser Um Concurseiro De Sucesso!

5 (100%) 6 votes
Há alguns anos, surgiu o termo concurseiro, pessoas passaram a adotar essa palavra para referir-se a candidatos que estudam e estão aptas ou não para realizar testes de nível, como o concurso público.

Para o concurseiro, estudar para um concurso é como uma profissão, pessoas deixam de trabalhar em instituições privadas, para estudar para ser aprovado em concursos que paguem melhor.

No Brasil, existem cerca de 390.000 concurseiros, grande parte desses concurseiros estão localizados na cidade de Brasília.

Segundo a ONU, o território nacional está em processo de super-inchamento-lascivo da população de concurseiros, daqui 20 anos haverá um processo de desaceleração dessa realidade.

Focados em estudar para passar nos concursos, os concurseiros tem um grande ponto negativo, passar horas e horas, de domingo a domingo, com a cara nos livros, perdendo sua vida pessoal, deixando de lado seus princípios básicos, como passear, namorar, jogar bola com os amigos, se relacionar com a família e filhos, entrando numa tremenda furada.

Para passar em algum concurso, o concurseiro precisa se empenhar muito para conquistar a vaga, pois, as vagas são muito concorridas e as provas exigem muito, é necessário muito conhecimento e preparação.

Montar e planejar um plano de estudo e se preparar com antecedência é muito importante para sua aprovação.

Para você concurseiro, que busca sua vaga em um concurso dos sonhos, pretende ampliar sua qualidade de vida com estabilidade, projeções de crescer na sua carreira, ter bons salários e ótimos benefícios, vamos dar dicas importantes para sua preparação.

sou concurseiro e vou passar

Ambiente de estudos

Não adianta o concurseiro estudar em qualquer lugar.

Para ter sucesso nos estudos o concurseiro deve escolher um lugar de seu agrado, porque ele passará ali muitos dias e horas.

Esse local escolhido deve ser como a casa do concurseiro, um lugar livre de barulhos externos, livre de distrações como televisão, celular, redes sociais e qualquer tipo de coisa que roube sua atenção.

Se na casa do concurseiro não houver escritório, um espaço como uma sala de estar ou até mesmo no seu quarto já ajuda.

Lembrando que não vale estudar na cama, pois a preguiça e vontade de abandonar os estudos deve se manter longe.

A casa do concurseiro deve se manter organizada e limpa, mesmo com papéis, resumos, rascunhos, apostilas e planos diversos, não espalhe e não bagunce, assim você terá mais facilidade com o material.

Isso vale também, para quem estuda pelo computador, organize suas pastas e arquivos.

Organização e dedicação

Organize sua agenda e a quantidade de horas que os temas serão estudados. Veja no edital, quais temas serão prioritários em seus estudos.

Para os concurseiros, existem inúmeras formas para estudar, imagine suas fontes de estudo com a loja do concurseiro, onde você pode encontrar o que você precisa.

Assim você pode pesquisar cada item do edital e fazer uma lista de pesquisa, nessa loja do concurseiro você pode pesquisar também, editais anteriores, provas, questões resolvidas, apostilas, videoaulas e qualquer outro tipo de material.

Procure também, nas redes sociais, grupos de estudos e podcasts, que possuem muitas histórias de concurseiros bem-sucedidos e experientes.

Concurseiro

Melhor material de estudos

Em determinadas fases do estudo, você precisará ver um pouco de tudo. Mas descobrir o jeito que mais te ajuda é muito importante.

Muitos concurseiros têm preferência em ler o conteúdo, outros para ouvir e tem aqueles que preferem as videoaulas.

O ideal é encontrar o jeito que o conteúdo melhor fixa em sua mente.

Fuja da desmotivação

Fique longe de coisas que o desmotive, mantenha distância do desânimo e da preguiça, faça exercícios físicos, corra no parque, vai malhar, levanta da cadeira, isso ajuda muito.

Ficar longe de pessoas negativas também é ideal para sua aprovação, você não precisa de pessoas que te joguem pra baixo e te desanimem.

É muito comum nessa fase, o concurseiro receber muitas críticas, pessoas dizendo que é perda de tempo, que não vai dar em nada. Ignore essas pessoas e siga em frente.

Netflix e noitadas

Não pense que o concurseiro estará com as séries em dia, se estiver, com certeza estará atrasado com os estudos.

As séries devem ser vistas com parcimônia.

Não pense também que o concurseiro consegue sair toda sexta e encher a cara, no dia seguinte seu rendimento cairá e você não ficará focado nos estudos, isso se a ressaca deixar.

Modere suas saídas ou beba menos, ficar trancado em casa também não é uma boa, mas tenha bom senso.

Edital e áreas de concursos

É de extrema importância o concurseiro ler o edital, é nele que encontramos todas as informações necessárias do concurso, como remuneração, vagas, cargos, cidade, escolaridade, data de prova, matérias cobradas na prova e etc.

É importante também, o concurseiro focar somente em uma área, não adianta querer abraçar todas as que vê pela frente, o que é muito comum.

Escolha uma área, e tente concursos relacionados a ela, e claro, preste atenção nos requisitos pedidos no edital, como escolaridade, idade mínima, entre outros.

Escolha um concurso que tenha mais a ver com você, sua aprovação será mais fácil.

Então confira o Concurso FCC (Fundação Carlos Chagas) e veja se encaixa com o que você quer!

Concurseiro dedicado

Seja um concurseiro prime

Para você ser um concurseiro de alto nível, você precisa também, ser um humano de alto nível, com valores, princípios, na área profissional ou pessoal.

O primeiro passo para ser um concurseiro prime, é que é preciso ter consciência para atender suas necessidades, seguir com determinação, objetivo, foco, além de focar suas energias para suas conquistas.

O concurseiro prime, precisa ter total nível de concentração, saber desviar do que pode atrapalhar, como as distrações já citadas.

Lembrando que momentos de entretenimento e relaxamento são necessários.

Sabemos que estudar e passar em concursos públicos, não é uma tarefa fácil.

São horas de estudos, dedicação, aulas, organização, força de vontade, foco, leitura, resumos, revisões e enfrentamento da descrença de familiares e amigos.

Seja um concurseiro de sucesso e concorra a uma vaga no Tribunal Regional Federal 3 (TRF-3). Acabaram de abrir as inscrições, confira!

Todo esse esforço, nem sempre garante uma futura vaga no concurso, mas não desista no primeiro não, comece no zero e siga atrás do seu sonho, para alcançar seus objetivos e conseguir sua vaga no emprego público.

Related Posts
Leave a reply