TJ BA Abre Vagas Para Concurseiros! [Como Se Preparar]
O número de vagas chega a assustar, pois totalizam 7.500 temporárias, para o cargo de juiz leigo e conciliador.
Através de uma TJ BA Consulta, podemos compreender melhor o funcionamento do edital, e se preparar para esta e outras futuras oportunidades.
No caso da vaga de Conciliador Tj BA, o candidato deverá ter o nível superior completo em Administração, Direito, Serviço Social ou Psicologia, ou estar cursando a partir do 7º semestre.
No caso da vaga para juiz leigo, também é necessária uma formação no Ensino Superior, na área de Direito, com pelo menos 2 anos de experiência em advocacia.
É importante notar que o número alto de vagas se dá por conta de serem temporárias.
Neste caso, o candidato exercerá sua função pelo período de dois anos, numa jornada de trabalho de 30 horas semanais.
A remuneração para os conciliadores é de R$3.581,83 e para os Juízes Leigos é de R$9.895,76, que é também o menor vencimento base.
A prova Vunesp TJ BA
A realização da prova do concurso TJ BA foi organizada pela banca Vunesp, bastante conhecida pelos concursos da área jurídica do nosso país.
É extremamente importante estudar a banca, para que você entenda como ela funciona, como costuma cobrar as questões e, finalmente, obter um preparo muito maior na hora de realizar a prova.
Não se engane com os milhares de boatos espalhados a respeito da Vunesp por se tratar de uma banca nova, ainda está se consolidando.
Antigamente, por ser uma banca nova, as questões abordadas eram relativamente simples, não exigindo que o candidato tivesse um conhecimento prévio muito aprofundado, e muitos conseguiam obter excelentes notas mesmo sem estudar.
Agora, que ela está mais consolidada, o nível das questões aumentou consideravelmente, e você pode se preparar para enfrentar pegadinhas e questões que aparentemente estão ambíguas.
Além disso, temos o detalhamento da prova realizada do concurso TJ BA.
São duas etapas, a primeira sendo a prova clássica objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e uma prova de títulos, de mesmo caráter.
Para a prova de Juiz Leigo, temos uma duração de 5 horas, sendo realizada no turno da manhã. No caso dos conciliadores, teremos uma duração menor, de 4 horas, no turno da tarde.
Sobre os conteúdos abordados na prova, são muitos. Se prepare para encontrar os seguintes tópicos sendo abordados na sua prova:
- Direito Civil;
- Direito Processual Civil;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Direito do Consumidor;
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional aplicado nos Juizados Especiais;
- Jurisprudência das Turmas Recursais;
- Turmas de Uniformização e Tribunais Superiores;
- Audiência de Instrução, Técnicas de Conciliação;
- Ética e Técnica de Sentença Aplicada ao Sistema dos Juizados Especiais.
Para ser aprovado na função pública de Conciliador, o candidato deverá obter uma nota mínima de 48 pontos, e os candidatos a Juiz Leigo do concurso Tj BA deverão obter uma nota de 60 pontos.
Vale lembrar que, cada questão correta, equivale a um ponto.
Na segunda etapa, que é a prova de títulos, teremos um valor máximo de 10 pontos, distribuídos de acordo com o grau de formação do candidato.
No caso do cargo de conciliador, valem as seguintes práticas:
- Curso de conciliação ou mediação;
- Curso na área jurídica ou cidadania;
- Participação em palestras;
- Seminários;
- Fóruns;
- Congressos e simpósios;
- Estágio supervisionado;
- Experiencias profissionais na função de Conciliador.
Para Juiz Conciliador, temos os seguintes itens que agregam pontos na segunda etapa do Concurso Tj BA:
- Mestrado;
- Doutorado;
- Especialização em Direito;
- Atividade profissional anterior;
- Cursos extracurriculares na área jurídica.
Após estas duas etapas, caso haja um empate entre os candidatos, teremos alguns critérios de desempate, que são os seguintes: Idade igual ou superior a 60 anos, maior nota na prova objetiva, maior nota na avaliação de títulos, maior idade e, por fim, que tenha exercido a função de Jurado.
Atribuições de cada cargo do Concurso TJ BA
Os cargos ofertados pelo Concurso Tj BA possuem certas condições e atividades, que serão detalhadas logo na sequência.
No caso do cargo de conciliador, temos o primeiro ponto que é a remuneração.
Diferente de outros cargos, este funcionário não recebe um salário fixo mensal, e sim por audiência realizada.
Como o próprio nome sugere, este servidor será o responsável por conciliar as partes envolvidas numa audiência, dentro de juizados especiais e juizados civis e criminais.
Você não poderá possuir envolvimento político-partidário, ou seja, qualquer filiação a algum partido, não poderá ter antecedentes criminais nem responder a processos penais.
Caso queira se candidatar, também não poderá exercer outra função dentro deu um órgão no poder judiciário, dedicando-se exclusivamente ao TJ BA.
A outra carreira disponível no concurso Tj BA é a de juiz leigo.
As atribuições aqui são as seguintes:
- Realizar audiências de conciliação;
- Promover a instrução de processos e decidir nos juizados cíveis;
- Resolver conflitos;
- Julgar e executar as infrações penais de menor potencial e atuar no Juizado Criminal.
Vale lembrar que, qualquer decisão tomada por este profissional é passada pela supervisão do Juiz togado.
Como se preparar para o Concurso TJ BA
Assim como os outros concursos, as dicas são bem parecidas. Estude primeiro a banca realizadora do seu concurso, como a Vunesp Tj BA.
Após isso, busque provas antigas e entenda como elas funcionaram.
Crie um calendário de estudos, e prepare-se todos os dias para a prova, a fim de garantir um bom aproveitamento da matéria.
Quando o seu cérebro trabalha constantemente, fica mais ativo e absorve melhor as informações, garantindo que você não terá esquecimentos na hora da prova.
Outra dica, que é deixada de lado, é o seu bem-estar.
Verifique sua saúde, e se possível, coloque uma atividade física na sua semana, para que seu organismo funcione corretamente e você fique mais relaxado não só na hora de pegar firme nos estudos, mas também na hora da prova.
Melhorar seus hábitos também é uma ótima estratégia, como por exemplo seguir boas horas de sono e ter uma alimentação saudável.